Ir para Conteúdo principal
INMLCF

Notícias do INMLCF

Ações de sensibilização promovidas pelo Grupo PSI decorreram no edifício da Sede do INMLCF e no Palácio da Justiça

O Grupo PSI realizou duas ações de sensibilização com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a relevância da valoração do dano psíquico.
19 jan 2024, 15:37
Sala com participantes
Sala com participantes

O grupo de trabalho sobre as dificuldades de avaliação do dano psicológico e psiquiátrico nas vertentes judicial e pericial contra as mulheres, violência de género e violência doméstica, realizou duas ações de sensibilização com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a relevância da valoração do dano psíquico. A primeira ação de sensibilização decorreu no dia 27 de outubro no edifício da Sede do INMLCF e a segunda teve lugar no Palácio da Justiça do Porto, no dia 10 de novembro.

O grupo PSI criado no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND), é coordenado pelo INMLCF por delegação do Conselheiro para a Igualdade. Integram este grupo representantes da Magistratura Judicial e do Ministério Público indicados, respetivamente, pelo Conselho Superior de Magistratura e Procuradoria-Geral da República, assim como os elementos representantes do Gabinete de Assessoria área da Psiquiatria, Psicologia e Medicina Legal.

Perspetiva-se que, em 2024, se continuem a realizar mais ações de sensibilização envolvendo diferentes profissionais, como Magistrados Judiciais, Magistrados do Ministério Público e elementos da PSP e da GNR que têm uma intervenção direta no combate à violência.