INMLCF demonstra a importância do ADN na Noite Europeia dos Investigadores
O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) participou, na Noite Europeia dos Investigadores, no passado dia 27 de setembro, em Coimbra, com a realização de uma ação de sensibilização sobre a relevância da Base de Dados de Perfis de ADN, no auxílio à identificação civil.
Banca de rua com pessoas a dialogar
A edição 2024 da Noite Europeia dos Investigadores, que teve lugar no dia 27 de setembro , e decorreu em Coimbra, Lisboa, Braga e Évora, cidades que compõem o consórcio que envolve, ainda, nove parceiros nacionais na área da investigação, divulgação e implementação da inclusão e sustentabilidade, aos quais se juntam distintos parceiros locais.
A Baixa de Coimbra acolheu assim a “Rota de Ciência”, cujo tema “SCIGLO: Ciência para os Desafios Globais” tinha como objetivo promover atividades que envolvessem o público em geral, com especial foco nas crianças e estudantes.
A atividade intitulada “Perfis de ADN para Identificação Civil”, desenvolvida pelo INMLCF, representado pela Unidade de Base de Dados de Perfis de ADN, resultou de uma parceria com o Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e com o Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfis de ADN.
O propósito desta atividade foi divulgar a importância da Base de Dados de Perfis de ADN (BDP-ADN) no auxílio à identificação civil. Os cidadãos foram ainda informados sobre a possibilidade de poderem integrar a BDP-ADN de forma voluntária, promovendo o debate sobre a integração destes perfis genéticos, abordando as vantagens da mesma para os próprios ou para os seus familiares.
No contexto da ação de sensibilização, foi realizado um procedimento doméstico denominado “extração de ADN”, que permitiu a visualização, durante um curto espaço de tempo, de uma substância fibrosa, constituída, entre outras substâncias, por aglomerados de moléculas de ADN. Foi apresentada uma animação, adequada a todas as faixas etárias, a qual descrevia uma história de ficção em que a BDP-ADN teve um papel fundamental no auxílio à identificação civil, refletindo a realidade nacional e internacional. Os cidadãos que se deslocavam ao expositor da BDP-ADN podiam ainda levar uma brochura com a representação da animação em banda desenhada e com a descrição de mais algumas atividades lúdicas, no contexto desta atividade, para realizarem em casa.
Durante a atividade foram esclarecidas todas as questões e dúvidas apresentadas, dando a conhecer ao público em geral, algumas curiosidades relacionadas com o tema.
Com esta presença, o INMLCF procurou sensibilizar os cidadãos para a importância da BDP-ADN perante os desafios globais da atualidade, nomeadamente em situações de catástrofes, desastres de massa e ainda no contexto dos fluxos migratórios.
A inserção de perfil genético na BDP-ADN decorre no contexto da identificação civil e como auxílio à investigação criminal. No âmbito da identificação civil, pretende-se identificar restos humanos e localizar pessoas desaparecidas através da comparação com vestígios biológicos recolhidos em objetos pessoais ou por comparação com familiares. Por outro lado, no contexto da investigação criminal, a BDP-ADN colabora na identificação de vestígios biológicos recolhidos na cena de crime, por comparação com amostras de referência inseridas na base de dados, por ordem de uma Autoridade Judicial.