INMLCF realizou missão técnica de apoio em São Tomé e Príncipe
O Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) realizou, a 12 e 13 de setembro, uma missão técnica de apoio aos serviços médico-legais de São Tomé e Príncipe. A visita surgiu na sequência de reuniões promovidas pela DGPJ e solicitadas pelo Ministério da Justiça santomense.
Fotografia de grupo
A pedido do Ministério da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos de São Tomé e Princípe, o INMLCF realizou uma missão técnica de apoio aos serviços médico-legais daquele país nos dias 12 e 13 de setembro.
A visita teve como propósito observar o funcionamento destes serviços, na sequência de contactos que têm vindo a ser estabelecidos pela Coordenadora do Projeto de Modernização da Justiça de São Tomé e Príncipe com a Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) e o INMLCF, tendo em vista a criação de um Instituto Nacional de Medicina Legal naquele país.
A missão técnica de apoio a São Tomé e Príncipe incluiu, no primeiro dia, uma visita à Polícia Judiciária, à morgue e ao laboratório do Hospital Ayres de Menezes, ao Laboratório Nacional de Referência e à sala de exames e perícias médico-legais para crimes sexuais recentemente inaugurada.
No segundo dia incluiu uma reunião com o grupo de médicos e outros profissionais santomenses que têm acompanhado o processo de desenvolvimento dos serviços médico-legais, bem como um encontro final com a Ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, Ilda Vaz.
A Governante, que presidiu à reunião inicial da visita, tem demonstrado empenho na melhoria dos serviços médico-legais de São Tomé e Príncipe, tendo estado recentemente em Portugal, onde foi recebida pela Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, tendo tido, também, oportunidade de visitar o INMLCF.
Nas reuniões e visitas ocorridas têm sido analisados e discutidos não apenas os aspetos relativos ao edificado e equipamentos mas, também, ao aprofundamento do apoio formativo que o INMLCF tem vindo a concretizar.
O fortalecimento das relações bilaterais entre o INMLCF e os serviços médico-legais de São Tomé e Príncipe enquadra-se no espírito de colaboração que presidiu à criação da Rede dos Serviços Médico-Legais e Forenses de Língua Portuguesa em 2017.
A recente visita técnica foi organizada pelo Instituto Camões, em articulação com a Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.